Relatorio de topografia
Com base nas normas da ABNT, o levantamento topográfico altimétrico tem como objetivo a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e dos pontos de detalhes, visando à representação altimétrica da superfície levantada.
Este tipo de levantamento consiste na medição das alturas de diferentes pontos predeterminados existentes em um terreno, lidas a partir de visadas horizontais.
Determinação que se dá a partir de levantamentos de pontos altimétricos através de medidas angulares e lineares com o uso de equipamentos apropriados, esse conjunto de pontos devidamente calculados e corrigidos, dão origem, através do desenho topográfico, denominado Planta Topográfica, que é propriamente a representação da porção da superfície terrestre, que foi o objeto de levantamento. Os métodos de cálculos, a forma de tratamento e a transformação dos pontos altimétricos, formam as técnicas que serão representadas neste trabalho.
Estas técnicas topográficas para cálculos de levantamentos altimétricos possuem conceitos e métodos com respaldo no mundo da ciência, estas fazem principalmente o uso dos conceitos básicos da geometria clássica.
Serão apresentados e discutidos, neste trabalho, os principais objetivos e métodos para cálculos altimétricos de levantamento topográfico.
2. OBJETIVOS
2.1. GERAL:
Colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula durante a primeira unidade da disciplina de topografia. Fazendo o uso de instrumentos adequados para o levantamento topográfico altimétrico de uma área específica do terreno fornecido.
2.2. ESPECÍFICO: Determinar o nivelamento da área específica baseando-se nos dados obtidos nos levantamentos altimétricos (preenchidos na caderneta de campo), a fim de fornecer dados possibilitando a elaboração deste relatório.
3. METODOLOGIAS
3.1. TÉCNICAS EMPREGADAS
Para a realização do trabalho, foi necessário levar em consideração publicações tais como Normas da ABNT NBR 13.333