relatorio de tempera
ANÁLISES REALIZADAS:
Tempera teste em durometro,lima e esmeril.
PROCESSO DE TRATAMENTO TERMICO DE MATERIAIS-TEMPERA
EQUIPAMENTO:
Forno mufla
Turma: N2 EM
ELABORADO POR:
Aprovado por:
NOME DO CLIENTE / PROJETO / FORNECEDOR:
Cristiano Aparecido Pereira
LUIS C. SEGATTO
CÓDIGO DO CLIENTE / PROJETO / FORNECEDOR:
Numero:06
1. Objetivo:
Estudar o comportamento do tratamento de tempera.
2. Equipe:
Técnico em Manutenção mecânica.
3. Introdução
O aço ferramenta representa uma importante fatia do segmento de aços especiais. Produzido e processado para atingir um alto grau de qualidade, o aço ferramenta é empregado na fabricação de matrizes, moldes, ferramentas de corte intermitente e contínuo, ferramentas para conformação de chapas, corte a frio e componentes de máquinas. Abastecem os segmentos de autopeças, automobilístico, eletroeletrônico e extrusão de alumínio.
Este tipo de aço se caracteriza pela elevada dureza e resistência à abrasão. Tem boa tenacidade e mantém as propriedades de resistência mecânica mesmo sob elevadas temperaturas. Tais características são obtidas com a adição de altos teores de carbono e ligas como tungstênio, molibdênio, vanádio, manganês e cromo. A maior parte dos aços ferramenta é forjada. Outra parte é produzida por fundição de precisão ou por metalurgia do pó.
Os aços ferramenta são divididos em diferentes tipos, de acordo com sua aplicação e características.
AÇO RÁPIDO - Desenvolvido para aplicação de usinagem em elevadas velocidades.
AÇOS PARA TRABALHOS A QUENTE - Indicado para utilização em operações de punçonamento, cisalhamento e forjamento de metais em temperaturas elevadas.
AÇO PARA DEFORMAÇÃO A FRIO - esse aço se restringe a aplicações que não envolvam aquecimentos repetidos ou prolongados em faixas de temperatura de 205º a 260º C. Isso porque não contém elementos de liga necessários para resistência à
deformação a quente. São divididos em três