voleibol
Índice
- Introdução
- História
- Regras -O campo - Equipamento - Estrutura - O jogo - Pontos
- Fundamentos - Serviço - Passe - Manchete - Levantamento - Ataque - Bloqueio - Desefa
- Principais competições - Internacionais - Nacionais
- Biografia
- Conclusão
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física onde abordei um pouco sobre o voleibol.
História
O volei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan, que trabalhava na “Associação Cristã de Moços” (ACM), era criar um desporto de equipas sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e for chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador de voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
Em 1947 foi fundada a Federação Intenacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi astendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
O voleibol de praia, uma modelidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente nos Estados Unidados. Nos desportos coletivos, a primeira medalha de ouro olimpica conquistada por um país lusófono obtida pela equipa masculina de volei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. A proeza repetiu-se nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi a vez da seleção brasileira feminina ganhar a sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas.
Regras
Cada equipa de voleibol é constituida por 12 jogadores: seis efetivos e seis