Relatorio de tec em analises clinicas
Biossegurança
1. Introdução
O termo biossegurança define o conjunto de medidas e condutas que devem ser adotadas pelos profissionais do laboratório, com o objetivo de minimizar os acidentes ocorridos no laboratório, devem ser adotadas e conhecidas por todos os profissionais envolvidos com a rotina de laboratorial, desde o recebimento do paciente até a liberação dos resultados finais.
2. Conceitos em biossegurança
Com o aperfeiçoamento e a utilização de meditas que visam minimizar os riscos de acidentes laboratoriais. É bom lembrar que tal medita protegem o manipulador e também o paciente.
2.1. Procedimento Operacional Padrão (POP)
Os procedimentos operacionais padrão (POPs), nada mais são do que uma tentativa e padronizar algumas atividades realizadas no laboratório, de forma que, independentemente de quem as realizem, elas sejam executadas da mesma forma. Os POPs dos laboratórios são elaborados, pelos profissionais de laboratório, incluindo-se técnicos, auxiliadores e bioquímicos, e devem ser consultados em caso de duvida.
2.2. Equipamento de proteção individual (EPI) Os equipamentos de proteção individual (EPIs) incluem todos aqueles equipamentos de uso individual que devem existir no laboratório para serem utilizados pelos profissionais envolvidos com a rotina laboratorial.
Para a proteção a proteção da região da face, pode-se utiliza e o óculo, associado á mascara, os quais evitam que os respingos de material biológico ou ainda os aerossóis.
Para a proteção das mãos, devem ser utilizadas as luvas, as quais podem ser de três tipos: látex, borracha e couro cujas funções diferem quanto ao tipo de atividade que será realizada.
O jaleco deve ser do tipo longo, com mangas compridas e que se feche na frente. E aconselhável que seja produzido com tecido grosso e não muito permeável. Vale a pena lembrar que o ato de reencapar agulhas é a principal causa de contaminação de profissionais de laboratorial.
2.3. Equipamento de proteção