Relatorio de química
“A razão pela qual falta unidade ao mundo, que jaz partido e amontoado, é o homem estar desunido de si mesmo”.
Raph Waldo Emerson
Filosofia e Cultura, eis um tema fecundo. Toda cultura tem preceitos filosóficos, e dela necessita para fundamentar seus valores, crenças, costumes, ritos e práticas sociais, que formam um ‘conjunto’ chamado cultura.
Mesmo antes da Grécia, a filosofia já permeava por entre outros povos: os Persas com Zoroastro, os Indianos com Buda, os Chineses com Lao-Tsé e Confúcio. Mesmo com sua filosofia fragmentada ou diluída em mitos ou religiões. Germinava nessa Cosmogonia a futura e frondosa árvore filosófica.
Há uma interdependência, entre filosofia e cultura, uma vez que a filosofia é uma área da cultura, ou seja, a cultura contém filosofia, e a filosofia nutre-se da cultura.
Esse ciclo nunca é quebrado, por mais radicais que sejam as crises por que passem as pessoas, os povos e as nações.
“No dia em que o homem começou a fazer cultura nunca mais sua natureza foi a mesma. Quando o primata fez cultura, nasceu o homem. Daí por diante a natureza do homem começou a criar novas formas de cultura e a sofrer uma metamorfose ditada pela cultura”.
INTRODUÇÃO
Ao me deparar com a Disciplina Cultura Teológica, na grade curricular do Curso de Direito, fiquei me questionando, o que o acadêmico de Direito, precisa saber para posteriormente aplicar no dia à dia de sua profissão.
Ai vem a primeira unidade demonstrando a importância dos filósofos, com seus pensamentos tentando modificar o mundo, com suas idéias e métodos, tentando, através de suas escolas filosóficas fixaram seus pensamento na cultura da humanidade, como ciência, que a seu ponto de vista poderia mudar o mundo.
Para que possamos entender um pouquinho de seus ideais filosóficos, temos que ler as obras literárias da época, tais como aqueles elencados na unidade terceira do índice, como seus tópicos na seqüência, que vai desde a mais simples narração,