relatorio de quimica
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMACAO
FREDERICO JEHÁR OLIVEIRA QUINTÃO
Alunos (as): Hugo Oliveira Andrade Quinto 14.2.1474 Ketheryn Rocha Fernandes 14.2.1183 Marcelo de Oliveira Pereira Pawlowski 14.2.1228
OPERAÇÃO DE MEDIDAS
E NOTAÇÃO CIENTÍFICA
Ouro Preto
11 de setembro de 2014
Introdução
Medições de volumes aproximados são feitas geralmente em provetas graduadas e as medidas volumétricas de precisão, em aparelhos mais precisos, como, balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas e buretas. A análise volumétrica fornece volumes líquidos com elevada precisão. Esses aparelhos têm informações imprescindíveis, como volume máximo e limite máximo do erro. Erros também podem ocorrer devido à má calibração do instrumento e erros de paralaxe (aparente deslocamento de um objeto observado, que é causado por uma mudança no posicionamento do observador). Para que o erro de paralaxe não ocorra, a observação volumétrica de um líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
Objetivo
Medir a precisão de alguns instrumentos utilizados no meio laboratorial para as medidas aproximadas de volume e os erros do instrumento. Sendo utilizadas provetas e pipetas graduadas, e para medidas mais exatas, a bureta, pipeta graduada e balões volumétricos.
Fundamentação teórica
Alguns conceitos importantes
Exatidão
A aproximação entre o resultado da medição e o valor verdadeiro da grandeza medida.
Precisão
Indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras.
Erros
Erro operacional: erro associado à execução inadequada da técnica
Erro instrumental: erro que ocorre devido à inadequação dos instrumentos.
No erro instrumental, é necessário que se calcule: Média ± desvio padrão.
Na soma e subtração, respeita-se o menor número de casas decimais.
Na divisão e