Relatorio de quimica
Aluna: Cristina Fernandes de Campos Cesário
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
2.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
2.1
DECANTAÇÃO
2.2
CENTRIFUGAÇÃO
2.3
FILTRAÇÃO
2.4
DESTILAÇÃO
2.5
EVAPORAÇÃO
3.
OBJETIVO
4.
METODOLOGIA
4.1.
MATERIAL UTILIZADO
4.2.
PROCEDIMENTO
5.
RESULTADO OBTIDO
5.1
DECANTAÇÃO
5.2
CENTRIFUGAÇÃO
5.3
FILTRAÇÃO
5.4
DESTILACÃO
5.5
EVAPORAÇÃO
6.APLICAÇÕES NAS INDÚSTRIAS
6.1
EXTRAÇÃO DO SAL DE COZINHA - DECANTAÇÃO, EVAPORAÇÃO CRISTALIZAÇÃO
6.2
OBTENÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL - FLOCULAÇÃO, DECANTAÇÃO EFILTRAÇÃO
6.3
OBTENÇÃO DO ETANOL - DESTILAÇÃO FRACIONADA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Uma reação química é a transformação de duas ou mais substâncias em outra (as), no qual essas rações podem libera calor ou perde e são chamados de exotérmico e endotérmico, e pode ser representada através de equações, iremos exemplificar essas reações durante o relatório.
2. PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Assim, para obtermos uma determinada substância, é necessário usar métodos de separação. O conjunto de processos físicos que não alteram a natureza das substâncias é denominado análise imediata. Para cada tipo de mistura - heterogênea ou homogênea - usamos métodos diferentes.
2.1 DECANTAÇÃO
A decantação é um método de separação pouco rigoroso entre uma fase sólida e uma fase líquida ou entre duas fases líquidas. Esta separação realiza-se devido à diferença de tamanho ou peso das partículas pelo efeito de uma corrente lenta de água ou ar. Para separar uma fase sólida de uma fase líquida, deixa-se a mistura em repouso para que o sólido se deposite no fundo do recipiente - sedimentação. O líquido sobrenadante é então transferido, lenta e cuidadosamente, para outro recipiente, evitando-se que o sólido venha arrastado. Deve realizar-se uma decantação sempre que a fase sólida tenha dimensões apreciáveis e