Relatorio de quimica
OBTENÇÃO DA ESTEARINA
1. INTRODUÇÃO
O sabão de cozinha é produzido a partir de ácidos graxos encontrados em gorduras animais e vegetais. A reação desses ácidos graxos com uma base forte, a chamada reação de saponificação, produz o sabão e o glicerol.
Ao esquentar o sabão facilitamos sua dissolução e ao adicionarmos o vinagre, que é composto principalmente por ácido acético, ocorre à reação do ácido com o sabão levando a formação de uma mistura de ácidos graxos chamada de estearina.
A estearina formada é um material inflamável comumente utilizado em velas, giz de cera, produtos farmacêuticos entre outros. Ela é maleável e fácil de moldar, sendo possível preparar uma vela a partir deste material.
2. EXPERIÊNCIA PARA O PREPARO DA VELA
Materiais necessários: ½ barra de sabão de cozinha, béquer de 1L, vinagre, bastão de vidro, pavio de vela, peneira, chapa de aquecimento e tubo de plástico resistente à temperatura, papel absorvente.
Procedimento experimental:
1°) Corte o sabão em cubos pequenos. Coloque-os no béquer e cubra com água e aqueça sobre uma chapa de aquecimento. Utilize um bastão de vidro para facilitar a dissolução do sabão.
2°) Quando todo o sabão estiver dissolvido e formar uma solução amarelada, passe o líquido obtido para o béquer de 1L. Em seguida, adicione o vinagre na solução ainda quente, neste momento irá ocorrer à formação de uma massa branca.
3°) Obtida a massa branca, espere esfriar um pouco e coe em uma peneira. Lave a massa com água três vezes. Após, este procedimento, coloque a massa para secar em um papel absorvente. Deixe o material secando de um dia para o outro.
4°) Após, este período derreta a massa seca em fogo branco. Você irá obter um líquido oleoso e amarelado. Transfira o líquido para o recipiente de plástico e coloque o pavio de vela no centro da massa. Após a massa esfriar, corte a base do tubo e desenforme a vela.
AULA PRÁTICA:
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
1. INTRODUÇÃO
Grande parte