Relatorio de Quimica Geral Pratica 3 MANDAR PRO SITE
CENTRO DE CIÊNCIAS.
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA.
QUÍMICA GERAL.
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA. ESTEQUIOMETRIA E RENDIMENTO.
Fortaleza, Setembro de 2014.
1. Resultados e Discussão.
Primeiramente foi pesado 0,25g de Alumínio e adicionado a ele, 10mL de Hidróxido de potássio (KOH 2mol/L), para que pudesse ser observada a liberação de hidrogênio que ia ocorrer na reação. O béquer, onde foi feita a mistura, foi colocado em uma chapa de aquecimento, que estava dentro da capela, para que houvesse uma aceleração da reação.
Logo após foi feita a filtração, deixando todo o resíduo escuro fixado no filtro, para que fosse possível obter o filtrado todo incolor. Posteriormente foi adicionado 5mL de ácido sulfúrico (H2SO4 6mol/L), e a reação (em um béquer) foi colocada novamente na chapa de aquecimento. Observou-se nesta adição que quanto mais o ácido sulfúrico era adicionado, mais aparecia o precipitado de hidróxido de alumínio. O aquecimento que ocorreu na solução pode ser explicado pelo fato dela ser exotérmica. Novamente a solução foi filtrada, a fim de ter o filtrado todo incolor e sem partes sólidas. Após esta última filtração, foi dado um banho de gelo, para que fossem formados os cristais de alúmen.
O filtro foi pesado e o peso obtido foi de 0,54g. Os cristais de alúmen, após todos estes processos, foram colocados na estufa, para termos a diferença de peso nas duas situações (antes e depois de ser colocado na estufa). Antes da estufa o peso foi de 4,77g de alúmen, e depois o peso obtido foi de 3,68g.
Pegando como base o peso de 3,68g de alúmen obtido quando todo o processo tinha sido feito, incluindo o da estufa, foi possível perceber que este é o rendimento real desta prática. Como rendimento teórico, temos:
26,9g Al 474,07g KAl(SO4).12H2O
0,25g Al x g KAl(SO4).12H2O
X= 4,41g KAl(SO4).12H2O
Tendo o rendimento real e o teórico, faz-se possível calcular o rendimento percentual,