relatorio de quimica- calibração de intrumentos
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRCA:
Instrumentos de laboratório:
Proveta graduada:Serve para medir e transferir volumes variáveis de líquidos em pequenas e grandes quantidades se necessário. Pode ser encontrado em volumes de 25 até 1.000mL, não é um instrumento de precisão e não pode ser aquecido.
Pipeta volumétrica: Usada para medir e transferir volumes de líquidos, não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.
Pipeta graduada: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes cariados, não é um instrumento de precisão e não pode ser aquecido.
Bureta: É utilizado em analises volumétricas não tão precisa, apresenta tudo de parede uniforme para assegurar a tolerância estipulada com exatidão e gravação permanente em linhas bem definidas para facilitar a leitura de volume escoado.
Suporte universal:Utilizado para operações de filtração, suporte para condensar, sistema de destilação etc. serve também para sustentar peças em geral.
Tudo de ensaio:Serve para fazer reações em pequenas escalas, como teste de reações em geral. Pode ser aquecido com movimento circulares e com cuidado diretamente sob a chama do bico de Bunsen.
Becker: É usado em laboratório, serve para fazer reações entre soluções, efetuar reações de precipitação, dissolver substâncias sólidas e aquecer líquidos, ele pode ser aquecido sobre a tela de amianto.
Erlenmeyer:Utilizado em titulação, aquecimento de líquidos e para dissolver substancias e proceder reações entre soluções. Pode também ser agitado manualmente sem que haja risco de perda do material agitado.
Balão de uma boca (não esmerilhado): Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases, pode ser aquecido.
Balão volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão.
Pisseta: É usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos