Metrologia
A Metrologia do grego Metron (medida) e Logos (ciência) tem como finalidade garantir o rigor das medições.
A metrologia compreende todos os aspectos, tanto teóricos como práticos, relativos à medição, quaisquer que sejam a sua incerteza e o domínio da ciência e da tecnologia a que se referem.
A metrologia é tudo aquilo que se relaciona com a medição, desde o processo, instrumentos, o local, o operador, o sistema de unidades, etc.
A metrologia fornece um conjunto de orientações e conhecimentos fundamentais à manutenção.
2. SPQ – SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE
O Sistema Português da Qualidade foi estabelecido em 1983, constituindo o enquadramento legal e institucional para os assuntos da Qualidade em Portugal podendo definir-se como um sistema nacional, voluntário, credível e aberto, de aplicação geral mas não exclusivo.
3. IPQ – INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE
O Instituto Português da Qualidade foi criado em 1986, na sequência da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.
O IPQ é a entidade gestora do SPQ. Coordena as entidades qualificadas que participam no SPQ e analisa os problemas derivados da sua actividade.
O IPQ também tem ao seu cargo os três subsistemas do SPQ:
• Normalização • Metrologia • Qualificação (certificação e acreditação).
a) Subsistema da Normalização: Subsistema que dá apoio à elaboração de normas e outros documentos relativos ao SPQ, desde o âmbito regional ao internacional.
b) Subsistema da Metrologia: Este subsistema visa a realização, manutenção e o desenvolvimento dos padrões metrológicos nacionais, bem como a garantia e o a promoção do rigor das medições, no quadro da harmonização de padrões a nível internacional.
c) Subsistema da Qualificação: Subsistema que procura a demonstração da conformidade de produtos, de serviços e de sistemas da qualidade com requisitos previamente