Relatorio de queda livre
ENGENHARIA ELÉTRICA
QUEDA LIVRE
Vitória da Conquista/BA
2012
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
QUEDA LIVRE
Vitória da Conquista/BA
Setembro de 2012
INTRODUÇÃO
Este relatório vem sugerir a compreensão do comportamento do movimento de Queda Livre (QL) em relação ao M.R.U.A. Sendo feito tendo como base o experimento realizado em laboratório, com uso de instrumentos de medida e leitura com alta precisão, que garantiram a confiabilidade dos dados coletados, dados esses que seriam utilizados nas equações envolvidas nos respectivos cálculos feitos também pela dupla.
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Para realização do experimento utilizamos no laboratório de Física da Instituição Faculdade Independente do Nordeste, um conjunto para quedas de corpos Klein. Sendo este dotado de: uma base tripé com sapatas niveladas, uma escala graduada de 0 a 600 mm, uma fonte para alimentação de bobina de disparo e retenção (eletroímã) com interruptor, possuidor ainda de dois sensores ópticos e um cronômetro digital de quatro intervalos, no qual foi utilizado apenas um devido o experimento ter sido proposto com um primeiro sensor que dava a partida ao cronômetro e outro sensor que ao fazer a leitura de um corpo, tinha a função de travar o cronômetro, indicando assim o tempo gasto pela esfera.
De acordo com o roteiro passado a dupla deveria realizar cinco ensaios e coletar as medidas do tempo gasto de cada um. Para isso foi preciso alterar a posição dos sensores, de partida e fechamento tornando o experimento em um resultado particular, então foi posicionado o sensor de partida na posição onde o feixe óptico se centralizava em 120 mm de distancia do ponto zero, e o de fechamento a 420 mm da posição zero.
Após o posicionamento dos sensores ópticos, verificamos que o cronômetro