Relatorio de psicologia
Nossa visita à instituição foi um pouco rejeitada no início quando ligamos para marca a entrevista, falamos com uma advogada do centro, mas explicamos a ela qual era o motivo da entrevista, como que iria ser, falamos do tema da entrevista, e por fim ela acabou concordando. Então fomos até a instituição, nos receberão muito bem, antes de tudo mostraram todas as salas para nós conhecermos, nos apresentaram toda a equipe e na entrevista nos falaram desde os aspectos positivos até as dificuldades encontradas.
Notamos claramente que dentro das possibilidades, a instituição visitada, cumpre com coerência os objetivos estabelecidos pelo seu Programa, desenvolvendo até mais do que seria provável e proporcional ao seu alcance. O CEMP conta com ajuda de psicólogas, pedagogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, e secretárias. Todos os profissionais realizam suas funções tendo um mesmo objetivo, o resgate do aluno.
Por se tratar de crianças e adolescentes, não há o que se falar em ato infracional, porém, seus direitos como crianças estão expressamente garantidos em texto legal, especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 53, 54 e 71 quando diz:
Art. 53.A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos,