Relatorio psicologia hoje
CURSO DE DIREITO – PSICOLOGIA GERAL
PSICOLOGIA HOJE
Março - 2014
Introdução:
O presente relatório versa sobre o assunto abordado na primeira aula da disciplina de Psicologia Geral: Psicologia hoje. Indicado pelo professor, este relatório tem o propósito de apresenta-lo aquilo que, por mim, foi assimilado da aula. Desenvolvimento:
O assunto abordado na aula foi uma boa e necessária introdução à disciplina. Isso é, de fato, fundamental para uma melhor assimilação e conhecimento do que vai ser abordado no decorrer do semestre. Começamos falando sobre a amplitude de conceituações ou de concepções acerca da
Psicologia. Grande parte do que foi falado em sala de aula está presente em nossas vivências cotidianas, e mal sabíamos que éramos objetos de estudos da Psicologia até mesmo na forma de gesticular.
A aula foi bastante interativa. Considero essa interação construtiva para a aprendizagem, porque isso nos ajuda a memorizar e criar relações daquilo que foi falado em sala para a vida. O professor nos deixou à vontade para discutir e expor nossas experiências e opiniões sobre a Psicologia e os assuntos vinculados a ela. Como ocorreu com a discussão sobre o medo e as formas como o nosso corpo reage a isso. Essa reação faz parte de uma Função mental (percepção, sensação, instinto, recordação, etc.) que tem o propósito de ajustar o individuo ao meio.
Além disso, o professor nos fez refletir acerca das palavras comumente utilizadas, porém erroneamente, por grande parte sociedade: recalque e ego.
Levando-nos à curiosidade de pesquisar sobre essas. A primeira, está sendo divulgada para a sociedade no sentido de ‘inveja’, porém recalque significa ato de recalcar (recalcar v 1.tornar a calcar. 2.concentrar. 3.reprimir. 4.impedir a expansão). A segunda, entendemos por experiência que o individuo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade; mas em psicanálise,