relatorio de preparacao de iogurte com bacterias
A produção de laticínios, deu origem do leite fermentado Np Periodo Neolitico, e a origem do iogurte foi na Asia em 3.000 anos a.C, onde o leite azedo mudava a consistência e o sabor. A explicação simples é que as bactérias contaminavam o leite, onde proliferavam e produziam acido Lactico . Meio acido – precipitação de proteínas e separavam o soro.
No século XIX, Louis Pasteur, evidenciou a atividade dos microrganismos na alteração de alimentos , a fermentação não era um processo apenas químico, as leveduras e bactérias estavam envolvidas.
A produção de certos alimentos com características especifica como resultado de processos de fermentação. Deterioraçao dos alimentos , que se tornam impróprios para consumo humano, como resultado da utilização dos nutrientes para o crescimento dos próprios microrganismos.
Iogurte é o produto resultante da fermentação por cultivos simbióticos de Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgarius aos quais podem- se acompanhar outras bactérias acido-lacticas que, por sua atividade contribuem para a determinação das características do produto final.
A fermentação é um processo anaeróbio (sem oxigênio) de transformação de uma substancia em outra, produzida a partir de microrganismos, tais como bactérias e fungos.
Objetivo
Fazer o iogurte com a utilização de bacterias
Materiais e Metodos
Ferver o leite no bico de Bunsen.
Medir 100 ML de leite na proveta e passar para o béquer. Aquecer o leite a 45 C no banho Maria.
Acrescentar 3 colheres de sopa e deixar de 10 a 15 minutos . Pegar o béquer e passar a 90 C no banho Maria e deixar por 5 minutos.
Pega o preparo e passa novamente a 45 C e adicionar 3 colheres de sopa de açúcar (fonte de glicose para formar acido pirúvico – láctico. Colocar o Iogurte natural.
Resultado e Discussão
Conclusoes