obsrvação da organização estrutural dos procariotas
851 palavras
4 páginas
PRÁTICA 01: Observação da organização estrutural dos procariotas OBJECTIVO: Conhecer a diversidade de formas das bactérias Identificar as bactérias Gram-positas e Gram-negativas
INTRODUÇÃO
Dos cinco Reinos propostos por Margulis & Schwartz (1982) – Monera, Protoctista, Fungi, Animalia e Plantae, os microrganismos estão incluídos nos três primeiros e podem apresentar organização vegetativa unicelular e pluricelular . Só os seres pertencentes ao Reino Monera (Bactérias e Cianobactérias) possuem células procariotas, enquanto que todos os outros Reinos são constituídos por organismos formados por células eucariotas.
As bactérias são as mais pequenas e mais simples espécies de organismos que podem ser verdadeiramente reconhecidos como seres vivos. Elas apresentam formas esféricas (cocos), em bastonetes (bacilos), filamentosas em espiral (espirilos) ou curvas como uma vírgula (vibriões). Algumas crescem isoladamente, enquanto que outras permanecem ligadas umas as outras após a divisão celular e crescem em grupos que podem conter muitas células individuais, como por exemplo diplococos (aos pares), estreptococos (em cadeia), estafilococos (formando cachos) e sarcinas (feixes cúbicos).
Sendo muito pequena a sua dimensão, a estrutura da célula só ficou bem conhecida após o seu estudo com o microscópio electrónico; no entanto é possível distinguir a sua morfologia, em microscopia óptica, utilizando coloração simples com azul de metileno ou coloração diferencial pelo método ou técnica de Gram. Devido a constituição quimicamente complexa da sua parede, por este método, podem separar-se as bactérias em dois grupos (Gram+ e Gram-). As Gram+ apresentam-se coradas de violeta escuro e as Gram- apresentam-se de cor púrpura ou vermelho.
PROTOCOLO EXPERIMENTAL
Actividade 1: Observação microscópica de bactérias do Iogurte
Material:
Microscópio óptico
Espátula de madeira
Lamparina de álcool
Mola de madeira
Papel de filtro