RELATORIO DE OXIRREDU O
-IFRO-
REAÇÃO DE OXIDORREDUÇÃO
PORTO VELHO- 2014
REAÇÃO DE OXIDORREDUÇÃO
Trabalho apresentado para a disciplina de Química, orientado pelo professor, da aluna do segundo ano do curso técnico em Edificações, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO.
PORTO VELHO- 2014
INTRODUÇÃO
As reações de oxirredução fazem parte de um ramo da química chamado eletroquímica, que tem como objetivo estudar o aproveitamento dessas reações para a formação de corrente elétrica, bem como o processo inverso: formação de energia química por meio da energia elétrica. Reações de oxirredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas. Isso pode ser percebido por meio do número de oxidação de cada elemento, que se trata da carga elétrica real, no caso de íons monoatômicos (um átomo que ganhou ou perdeu elétrons), e, no caso de compostos moleculares ou de íons polinuclerares, é a carga elétrica que ele teria se a ligação fosse rompida, ou seja, sua tendência de atrair os elétrons.
Hoje em dia as aplicações para as reações de oxirredução são inúmeras, mas esse tipo de reação já era empregado desde a Idade dos Metais para muitos objetivos. Um exemplo muito importante para a época foram os processos de purificação de metais, como o ferro, o cobre, o estanho e o zinco para a produção de vários objetos.
A experiência feita na aula pratica do dia 13 de outubro, foi a reação de oxirredução entre o zinco e o cobre, que tinha como objetivo observar com clareza as mudanças ocorridas a cada etapa do experimento e obter uma melhor compreensão do conteúdo.
PROCEDIMENTO
1. MATERIAIS ULTILIZADOS
Sulfato de cobre (CuSO4)
Água
Lamina de zinco (Zn)
Becker
Pisseta
Espátula
Bastão de vidro
2. METODOLOGIA
Primeiramente foram colocados 20 ml de água no becker com sulfato de