Relatorio de ondas estacionárias
Resumo
Denominam-se ondas estacionárias o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Neste caso trata-se de uma onda mecânica, que precisa de um meio material para se propagar (não se propaga no vácuo). É possível ainda dizer que um protótipo, com corda na horizontal ou na vertical, representa uma propagação unidimensional.
1. Objetivo
A experiência teve por objetivo o estudo da propagação de ondas numa corda e o estabelecimento de ondas estacionárias, assim como determinar a densidade linear da corda.
2. Introdução Teórica
Ondas estacionárias são ondas que possuem um padrão de vibração estacionário. Formam-se a partir de uma superposição de duas ondas idênticas mas em sentidos opostos, normalmente quando as ondas estão confinadas no espaço como ondas sonoras em um tubo fechado e ondas de uma corda com as extremidades fixas. Esse tipo de onda é caracterizado por pontos fixos de valor zero, chamados de nodos, e pontos de máximo também fixos, chamados de antinodos. São ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma freqüência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos.
Uma onda estacionária em uma linha de transmissão é uma onda na qual a distribuição de corrente elétrica, tensão elétrica, ou campo elétrico é formado pela superposição de duas ondas de mesma frequência se propagando na direção oposta. O efeito é uma série de nodos (deslocamento zero) e antinodos (deslocamento máximo) em pontos fixos ao longo da linha de transmissão. Esta onda estacionária pode ser formada quando uma onda é transmitida a partir de uma extremidade da linha de transmissão e é refletida na outra extremidade por um casamento de impedâncias, ex., descontinuidade, como um circuito aberto ou um curto-circuito.
Na prática, perdas na linha de transmissão e outros