Relatorio de Microbiologia - Tecnica antissepticas
MEDICINA VETERINÁRIA
CAMILLA MATHIAS DA ROCHA
MARIANI FERRAÇO
RAVENA ANDREÃO DE OLIVEIRA
VAGNER ALVES AVANZA
TESTE DE EFICÁCIA DE ANTI-SÉPTICO DESINFETANTES
Disciplina: Microbiologia
VILA VELHA
15/06/2015
CAMILLA MATHIAS DA ROCHA
MARIANI FERRAÇO
RAVENA ANDREÃO DE OLIVEIRA
VAGNER AVANZA
TESTE DE EFICÁCIA DE ANTI-SEPTICOS DESINFETANTES
Relatório do Curso de Graduação em Medicina Veterinária apresentada a Universidade Vila Velha – UVV, como parte das exigências da Disciplina Microbiologia sob orientação do Professor Marcus Alexandre Vaillant Beltrame
VILA VELHA
02/04/2015
INTRODUÇÃO Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo. Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA). Vários são os produtos utilizados, dentre eles destacamos o iodo povidona PVPI, o qual é muito utilizado na antissepsia e degermação.
A desinfecção é a “destruição de agentes infecciosos que se encontram fora do corpo, por meio de exposição direta a agentes químicos ou físicos”. (MS). A desinfecção pode ser concorrente quando “a aplicação de medidas desinfectantes ocorre o mais rápido possível, após a expulsão de material infeccioso do organismo de uma pessoa infectada, ou depois que a mesma tenha se contaminado com o referido material”. (MS). Portanto, a desinfecção reduz ao mínimo o contato dos indivíduos com materiais ou objetos infectados.
OBJETIVOS Testar a eficácia dos produtos antissépticos nas mãos.
MATERIAIS
• Ágar PCA
• 04 Swabs
• H2O
• Sabonete líquido
• Álcool 70%
• PVPI degermante
METODOLOGIA A primeira pessoa da experiência não aplicou nenhum produto nas mãos, apenas lavou