Trabalho De Biologia 1 Bimestre 2015 Conte Do
BIOLOGIA Professor Fábio Andrade Regadas Claudio Vinicio Pirozzi Alves
São Paulo / SP 2015 RAIZ A raiz é órgão especializado na fixação do vegetal e na absorção de água e nutrientes do substrato Observe a figura, que mostra uma raiz e suas partes. Normalmente as raízes são subterrâneas e, nesse caso, podem constituir dois tipos fundamentais de sistemas radiculares.
1. Principal ou pivotante onde ocorre uma raiz principal mais desenvolvida e raízes laterais. Exemplo: feijão.
2. Fasciculada ou cabeleira onde todas as raízes do sistema radicular apresentam mais ou menos o mesmo desenvolvimento. Exemplo: grama. As raízes subterrâneas, em alguns casos, são extremamente espessadas, acumulando substâncias de reserva, constituindo o que chamamos raiz tuberosa. Exemplo: cenoura. Ocorrem, entretanto, raízes aéreas que desempenham na planta outras funções:
1. Raiz tabular – ocorre em árvores de grande porte, aumentando a superfície de fixação e respiração do vegetal. Exemplo: figueira.
2. Raiz grampiforme – ocorre em plantas trepadeiras, fixando o vegetal ao substrato (parede). Exemplo: hera.
3. Raiz sugadora – ocorre em plantas parasitas, fixando a planta ao hospedeiro e sugando dele as substâncias necessárias. Exemplo: cipó-chumbo.
4. Raiz respiratória – ocorre em plantas que vivem em solos alagadiços, onde a concentração de oxigênio é baixa, aumentando a superfície respiratória do sistema radicular. Exemplo: Rhizophora
CAULE O caule é o órgão da planta através do qual se realiza a condução do material retirado do solo, pelas raízes, até as folhas. Destina-se, também, a transportar o material produzido, durante a fotossíntese, das folhas até a raiz.