Relatorio de Mecanica dos Solos
INTRODUÇÃO
O solo é caracterizado de acordo com as partículas que o compõe. Os tipos de partículas apresentam características próprias que os permitem ser identificados, como sua classificação granulométrica, além de cores características, afinidade com água, etc.
A identificação tátil-visual do solo é um sistema que tem por finalidade caracterizar o tipo e o estado do solo em questão através de testes onde são utilizados tato e visão. A presente atividade teve como objetivo identificar as características de diferentes tipos de solo através dos testes “tátil visual”, “sujar as mãos”, desagregação do solo submerso, resistência do solo seco, dispersão em água, mobilidade de água intersticial e plasticidade.
Ensaio: Identificação Visual Táctil do Solo
Objetivo do Ensaio: Verificar a classificação do solo coletado
Procedimento Experimental: Extraiu-se uma porção de solo do terreno e peneirou-se na peneira nº 10
Teste nº 1 – Dilatação
Retirou-se uma pequena porção de solo úmido, colocou-se na palma da mão, agitou-se e nela foram desferidos três golpes, com o solo mantendo-se apertado em uma mão.
Resultado: Solo Arenoso
Teste nº 2 – Rigidez
Retirou-se uma pequena porção de solo, fez-se uma pequena esfera, colocou-se em uma pequena placa de vidro com a superfície rugosa e pressionou-se a esfera e rolou de forma que ela tome a forma de um cilindro com aproximadamente 3 mm de diâmetro.
Resultado: Solo Argiloso
Teste nº 3 – Resistência a seco
Retirou-se uma pequena porção do solo úmido, formou-se duas bolinhas em formato de esferas pequenas feitas com o solo, colocou-se na estufa para secar durante o período de 24 horas. Após o período de estufa tentou-se estourar as bolinhas provando sua resistência a seco.
Resultado: Solo Siltoso
Teste nº 4 – Solo Submerso
Retirou-se uma pequena porção de solo, colocou-se em um recipiente com água por aproximadamente dois minutos e observou-se o estado em