Relatorio de Lingua Portuguesa
O período romântico no Brasil inicia em 1836 com a publicação da obra suspiros poéticos e saudades por Gonçalves de Magalhães e acaba em 1881 com a publicação do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis.
A literatura brasileira só teve um desenvolvimento significativo com a fuga da família real portuguesa de Napoleão para o Brasil que realizou grandes avanços artísticos e culturais, mas com grande influencia europeia, porem, as classes sociais dominantes ficaram insatisfeitas com o império gerando tentativas de independência com a conquista dela em 1822 por Dom Pedro I causando um forte sentimento nacionalista.
Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônia a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.
Introdução
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa
O ROMANTISMO NO BRASIL
Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas dos pais. As obras brasileiras valorizavam o