Relatorio de leitura sobre o Livro Ler e compreender os sentidos do texto.
A leitura é inicialmente um apanhado de todo o assunto que o livro ira abranger. A autora começa explicando a leitura e o seu propósito e diz que todo texto é a representação mental do autor, são suas idéias em pedaços de papel, idéias as quais o autor espera que sejam entendidas pelo leitor, e para o leitor entender as tais idéias é preciso dominar o código de comunicação utilizado pelo autor, em ambas as praticas é necessário um exercício de reconhecimento, de reprodução mental. Porem apenas o reconhecimento do código de linguagem não é o suficiente pois muitas vezes existem informações implícitas no texto onde o leitor deve redobrar a atenção para compreender este tipo de informação e muitas vezes utilizar de suas experiências, maneiras de completar ou enriquecer mais sua leitura.
Mais adiante ele ressalva novamente que leitura não é apenas decodificação de letras e palavras, mas sim a compreensão mais profunda do que o autor quis transmitir. Para que possamos compreender o que o autor esta dizendo podemos utilizar das estratégias de leitura.
Primeiramente fazemos suposições ou hipóteses sobre o texto baseando-nos em quem é o autor, onde foi publicado, o gênero textual, etc.
A formulação de hipóteses enriquece a leitura, desperta o lado curioso do leitor e faz com que ele continue lendo. Esta no livro um belo exemplo, foi separada uma historia ela foi lida em trechos e em cada pausa alem de formar novas hipóteses, mais a vontade de saber o que aconteceria a seguir aumentava, mas parte do entendimento do texto lido depende das intenções do leitor também.
Na leitura também é considerado alguns fatores para que se possa entender a leitura eles são: lugar social, vivências, relações com o outro e valores da comunidade. São esses fatores sociais que levam ao entendimento do texto, mas só isso não basta visto que o mesmo