Relatorio de gravimetria
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A análise gravimétrica ou gravimetria, é um método analítico quantitativo cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível. O elemento ou composto é separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substância analisada.
A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou radical a ser determinado num composto puro e estável e de estequiometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original. O peso do elemento ou radical pode ser calculado a partir da fórmula química do composto e das massas atômicas dos elementos que constituem o composto pesado. Na análise gravimétrica, o constituinte desejado é separado da amostra na forma de uma fase pura, com composição química bem definida, que é então pesada. A partir da massa desta última acha-se a massa do constituinte através de relações estequiométricas apropriadas. A separação do constituinte pode ser efetuada por diversos meios:
Precipitação química
Eletrodeposição
Volatilização
Extração
Na Gravimetria por precipitação química, o constituinte a determinar é isolado mediante adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de uma substância pouco solúvel.
Nem sempre o constituinte pode ser pesado na mesma forma química de precipitação.
Algumas vezes, uma forma de precipitação não se constitui em uma adequada forma de pesagem, seja por não possuir uma composição definida, seja por não suportar as etapas de aquecimento durante o decorrer da análise.
Etapas de análise gravimétrica
1. Pesagem da amostra
2. Preparação das soluções (dos reagentes e da amostra)
3. Precipitação
4. Sedimentação ou decantação
5. Filtração (cadinho filtrante ou papel de filtro)
4
6. Lavagem do precipitado
7. Aquecimento (estufa ou mufla)
8. Esfriamento do precipitado
9. Pesagem do precipitado
10. Cálculos
11.