relatorio de fisica
Fábio Júnio de Oliveira Freitas RA: C105IE-9 TURMA: EE3Q30
Samuel Araújo Rêgo RA: C107GI-0 TURMA: EE3Q30 Rafael Gomes RA: C11BJE-0 TURMA: EE3Q30 Lucas Alves Figueredo RA: C098AB-0 TURMA: EE3Q30
Wellington Jhonnatan RA: C0980B-6 TURMA: EE3Q30
Eletricidade Básica , Edwin
17 de agosto de 2014
O experimento teve como objetivo principal verificar a validação das teorias sobre a associação de resistores em série e em paralelo.
Nesse relatório iremos mostrar e explicar os processos executados no laboratório de eletricidade, e iremos analisar os resultados com base nas teorias sobre o mesmo.
Introdução Teórica
Resistência Elétrica
A resistência elétrica, dada sob a grandeza Ω (Ohm) nada mais é que o exercício de oposição de um determinado corpo à passagem de corrente elétrica. Vários fatores podem colaborar para que haja essa resistência. No caso da eletricidade em si, diâmetro, comprimento, temperatura e tipo de material em que é feito o condutor, ajudam a interferir nesse fator. No caso, a resistência pode também ser usada à favor.
Ao aplicar-se uma tensão U, em um condutor qualquer se estabelece nele uma corrente elétrica de intensidade i. Para a maior parte dos condutores estas duas grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, conforme uma aumenta o mesmo ocorre à outra.A esta constante chama-se resistência elétrica do condutor (R), que depende de fatores como a natureza do material. Quando esta proporcionalidade é mantida de forma linear, chamamos o condutor de ôhmico, tendo seu valor dado por:
Sendo R constante, conforme enuncia a 1ª Lei de Ohm: Para condutores ôhmicos a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão (ddp) aplicada em seus terminais.
A resistência elétrica também pode ser caracterizada como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada tensão. No