Relatorio De Fisica
Iris Layne
Gisleide Santos
Fabrício Barbosa
Lázia Laiane Matos Alves
Tárcísio Rosa Santos
Relatório apresentado como requisito total de avaliação da disciplina de Física, na turma 3º Ano Médio de Redes de Computadores, ministrada pelo professor Mauro José.
Introdução
Neste relatório iremos trazer informações sobre o desenvolvimento e procedimento dos projetos de eletroímã, motor elétrico e gerador de energia. O objetivo desse relatório é detalhar o que foi feito, como funciona e o que é determinado projeto.
Eletroímã
O que foi usado? Como foi feito?
Para a realização foi utilizado um prego grande, fio de cobre esmaltado e uma pilha D. Primeiro passo foi enrolar o prego com o fio de cobre, o ideal é enrolar pelo menos duas camadas do fio em volta do prego e deixar sobrando 20 cm em cada ponta. Próximo passo é raspar a ponta do fio com uma lixa, pois o fio tem um verniz em volta dele e é preciso deixar o fio exposto. Depois foi só ligar as duas pontas na pilha.
Como funciona? O que é?
Sempre que existir corrente elétrica no frio existira também campo eletromagnético que é criado em volta desse fio, isso quer dizer que o fio é transformado em uma espécie de imã. Todo motor elétrico é feito a partir de um eletroímã, todos os geradores usam os mesmos princípios físicos do eletroímã, toda caixa de som não é nada menos que um eletroímã. Então concluímos que é algo que está presente no nosso cotidiano.
O eletroímã é um dispositivo formado por um núcleo de ferro envolto por uma bobina. Quando uma corrente elétrica passa pelas espiras da bobina, cria-se um campo magnético, o qual faz com que os imãs elementares do núcleo de ferro se orientem, ficando assim imantado e, consequentemente, com a propriedade de atrair outros materiais ferromagnéticos. Uma das melhores sugestões para feiras de ciências são os eletroímãs. Eles são feitos de uma forma muito simples: um fio de cobre encapado (ou envernizado) é enrolado em volta de um cilindro de