relatorio de fisica
1- Introdução:
Quando aumentamos a temperatura de um corpo (sólido ou líquido), aumentamos a agitação das partículas que o formam. Em geral, isso faz crescer não só a amplitude da vibração das moléculas, mas também a distância média entre elas, resultando em aumento nas dimensões do corpo. Esse aumento é chamado dilatação térmica. Da mesma forma, a diminuição da temperatura geralmente acarreta a redução das dimensões do corpo.
O coeficiente de dilatação depende do material: se aumentarmos igualmente a temperatura de duas barras de mesmo tamanho, mas de materiais diferentes, obteremos dilatações diferentes. Isso ocorre por causa das diferenças nas características microscópicas das substâncias. É por essa razão que a construção de pontes, edifícios e estradas de ferro, por exemplo, utilizam-se “folgas”, chamadas de juntas de dilatação. As juntas previnem trincas e rupturas causadas pela dilatação térmica dos materiais da construção. http://www.if.ufrj.br *[continua na apostila]
2- Objetivo: determinar o coeficiente de dilatação linear de uma barra metálica.
3- Material utilizado: aquecedor elétrico, recipiente com agua, termômetro, micrometro de leitura direta-precisão 0,01mm, tubo metálico, mangueira de látex e base para fixação do tubo e do micrometro.
4- Metodos: Inicialmente foram-se medidos o comprimento inicial da barra e a temperatura . Após a medição foi ligada a fonte elétrica e foi esperado a agua entrar em ebulição e o vapor passar pelo tubo metálico, feito isso desligou-se da fonte elétrica e foi esperado o resfriamento de 10 em 10 graus para que fosse anotado a variação de temperatura com a ajuda do termômetro e a variação do comprimento da barra com a ajuda do micrometro. feito as anotações realizou-se o calculo de variação de cada um.
Feito isso, com o auxilio do programa scidavis montou-se um gráfico delta L x delta T no qual foi feita uma regressão linear para obter uma equação empírica do tipo