Relatorio de fisica movimento
Departamento de Engenharia Elétrica
Física experimental I
Movimento e sistema de referência
Introdução: Este trabalho apresentará e tentará explicar por meio de uma experiência o conceito de trajetória de um corpo e posteriormente tentará provar que á trajetória de um corpo pode ser diferente do seu deslocamento levando-se em conta um referencial.
Desenvolvimento teórico: Movimento e repouso são conceitos relativos, dependem de um referencial. Do ponto de vista físico não existe repouso absoluto ou movimento absoluto.
O Sistema referência ou de referencia é considerado um sistema de coordenadas que tem o objetivo de medir algumas grandezas como: velocidades, aceleração, posição e campos gravitacionais. Qualquer sistema físico que sirva de referência para distinguir os estados cinemáticos de movimento e repouso.
Definições:
Movimento: É quando um objeto se move de um lugar para outro. Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo.
Repouso: é quando o corpo ou objeto não se move do lugar, ou seja, ele fica imóvel, se, durante certo intervalo de tempo, o corpo mantém sua posição constante em relação a um referencial, dizemos que ele se encontra em repouso.
Trajetória: é o nome dado ao percurso realizado por um determinado corpo no espaço, com base em um sistema de coordenadas pré-definido. Então se pode definir trajetória como um conjunto de dados sobre a posição e a velocidade de certo corpo, este percurso pode variar para cada observador, visto que cada referencial possui sua própria observação.
Deslocamento: O deslocamento de um corpo é uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido) que pode ser definida como a variação de posição de um corpo dentro de uma trajetória determinada. O deslocamento é independente da trajetória e seu módulo representa a menor distância entre o ponto inicial e final de um corpo em movimento,