Relatorio de fisica micrometro
- Conhecimento do micrômetro e familiarização com seu uso.
-Medir determinados materiais com grande precisão, maior que a do paquímetro (utilizado na aula 1).
3
2. Materiais
- Micrômetro
- Duas esferas
- Duas chapas metálicas
- Dois fios
- Fio de cabelo
- Lâmina de barbear
- Papel
4
3.Introdução Teórica Original
3.1 Origem É um instrumento usado para medir as dimensões de objetos (profundidade, altura, largura, etc.), com precisão de centésimos de milímetros, portanto, maior que a do paquímetro. Foi criado, originalmente, pelo francês Jean Louis Palmer, e aperfeiçoado por Laroy S. Starrett, em 1890, com algumas melhorias que almentaram a velocidade de medição, e transformou esse instrumento em uma ferramenta moderna.
3.2 Partes do Micrômetro
-Esperas: é onde se encaixa o objeto a ser medido, sendo a da esquerda fixa e a da direita móvel.
-Estribo: uma peça curva, feita de aço especial, para eliminar as tensões internas.
-Escala Retilínea: é o lugar onde são medidos os milímetros inteiros(parte superior), e meios milímetros(na parte inferior).
-Tambor: parte circular com, normalmente, cinquenta divisões, que é usada para medir até centésimos de milímetros(dependendo da precisão do micrômetro).
-Catraca: peça que é usada para mover a parte esférica, a fim de prender o objeto com as esperas.
3.3 Precisão Ela é dada no próprio aparelho. Mas também é possível medi-la. Quando o tambor dá uma volta completa, verifica-se o quanto a espera móvel se movimenta, chamamos isso de ‘P’. Depois pega-se a quantidade de divisões na escala do tambor, chamamos de ‘N’. Depois divide-se P por N. No micrometro usado no laboratório. P era igual a 0,5mm, e N igual a 50 partes. Portanto a precisão era igual a 0.01mm:
P / N = 0,05 / 50 = 0,01mm