Física experimental: relatório micrômetro
UNIVERSIDADE ESTADUAL SANTA CRUZ – UESC
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
APRESENTAÇÃO DE DADOS:
MICRÔMETRO
LEONARDO GIGANTE
HAVEL LIMA
ILHÉUS/BA
2011
APRESENTAÇÃO DE DADOS:
MICRÔMETRO
LEONARDO GIGANTE
HAVEL LIMA
Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Física Experimental I da Universidade Estadual Santa Cruz.
Professor: Edwin Hobi Jr
ILHÉUS/BA
2011
RESUMO
Com o propósito de demonstrar que a medida do diâmetro do palito de madeira em sua grande maioria oscila em torno de uma média, foi realizada uma série de medidas dos diâmetros dos mesmos. Foi utilizando um micrômetro com precisão de 0,01 mm, a fim de ter uma medida exata. Durante o refinamento de dados, deu-se ênfase no valor médio experimental, moda e mediana dos palitos de madeira. Com o auxilio de um histograma torna-se visível o diâmetro dos palitos de madeira oscilam 2,02±0,011 mm.
INTRODUÇÃO
O objetivo do experimento é demonstrar que o diâmetro dos palitos de madeira oscilam em torno de uma média.
O palito em questão é o mesmo utilizado em residências e restaurante para limpar-se os dentes, seu tamanho médio é 6 cm e diâmetro médio de 2,02 mm .
Figura 1: Micrômetro e suas partes.
O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que o paquímetro, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma. O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca (tambor) é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01 mm a 0,001 mm.
Para o estudo dos palitos de madeira considerou-se o modelo baseado nas seguintes hipóteses: * Tanto o micrômetro quanto o mensurado em questão são adiabático; * O diâmetro do mensurado é uniforme; * A amostra não foi danificada pelo cingir do nanômetro.
Para o completo entendimento