RELATORIO DE FISICA HOOKE
Disciplina: Laboratório de Física I
Professor: Pedro Renato Pereira Barros
LEI DE HOOKE
Ana Carolyne Reis Faria
Heron Soares Júnior
Halef Matheus
Matheus Menezes
BAMBUÍ, MG
2014
Ana Carolyne Reis Faria
Heron Soares Júnior
Halef Matheus
Matheus Menezes
Relatório de Física referente à aula prática em laboratório, ministrada pelo professor Pedro, na data de 03/11/2014, sobre a Lei de Hooke. Será observada a relação entre a prática e as fórmulas aprendidas em aula.
Prof.: Pedro Renato Pereira Barros
BAMBUÍ, MG
2014
Sumário
1 OBJETIVO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 1
2.1 A Lei de Hooke 1
3 MATERIAIS 3
4 METODOLOGIA 3
4.1 Experimento 3
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 4
6 CONCLUSÃO 4
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
1 OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo a observação e aprendizagem da Lei de Hooke, no qual o se observa o comportamento mecânico dos sistemas elásticos e suas deformações.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.1 A Lei de Hooke
Existem uma grande variedade de forças de interação, e que a caracterização de tais forças é, via de regra, um trabalho de caráter puramente experimental. Entre as forças de interação que figuram mais freqüentemente nos processos que se desenvolvem ao nosso redor figuram as chamadas forças elásticas, isto é, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformações. Por este motivo é interessante que se tenha uma idéia do comportamento mecânico dos sistemas elásticos, sendo este, precisamente, o nosso objetivo neste texto.
Não se conhece corpos perfeitamente rígidos, uma vez que todos os experimentados até hoje sofrem deformações mais ou menos apreciáveis quando submetidos à ação de forças, entendendo-se por deformação de um corpo uma alteração na forma, ou nas dimensões, ou na forma e, dimensões, do corpo considerado. Essas deformações, que podem ser de vários tipos - compressões, distensões, flexões, torções, etc - podem ser elásticas ou plásticas. Dizemos