relatorio de fisica 3 campo eletrico
Artigo 1: Campo elétrico.
Artigo 2: Eletrização por atrito, contato e indução.
Artigo 3: Capacitância.
Artigo 4: Associação de capacitores em paralelo e em série.
O campo elétrico E é uma grandeza vetorial definido como a força por unidade de carga que atua em uma carga de prova q0 na posição onde ela está colocada. A carga de prova q0 é uma carga de teste unitária e positiva. O campo elétrico pode ser medido através de uma carga de prova q0, sendo determinado pela força que uma carga Q atuará em q0. No SI, o campo elétrico é medido em N/C. Toda carga ou distribuição de cargas gera no espaço ao seu entorno um campo elétrico, de modo q0 deve ser suficientemente pequena.
Eletrização por atrito
A carga elétrica não é criada ou destruída, mas pode ser transferida de um corpo para outro. Podemos ter essa transferência com atrito, contato e indução.
Colocamos um bastão de plástico sendo atritado com um pedaço de lã, ambos neutros no inicio. Após o atrito os corpos se manifestam com propriedades elétricas, o bastão transfere elétrons para a lã, chamada eletrização por atrito. Nessa eletrização por atrito os dois corpos se carregam com cargas iguais, em intensidade, porém com sinais contrários.
Colocando dois condutores em contato, um eletrizado e outro neutro, se passam os elétrons de um para o outro, fazendo que o corpo neutro se eletrize.
Na eletrização por indução utilizamos uma esfera metálica descarregada com a mesma quantidade de cargas positivas e negativas. Os elétrons na esfera são repelidos, criando regiões com carga induzida carga nula. Utilizando um fio terra, o fio permite que os elétrons sejam repelidos para a terra. Retirando o fio com o bastão carregado e depois removendo o bastão, os elétrons se ajeitam. A esfera possui deficiência de elétrons. Os capacitores são dispositivos que armazenam cargas elétricas. Em geral são constituídos por dois condutores