A contabilidade na organizaçao das finanças pessoais
Apresentação = Desde os primórdios,o homem já utilizava de certa forma a contabilidade no seu dia a dia como contagem de rebanhos,ferramentas e outras coisas. Com o surgimento da moeda a contabilidade foi sendo aprimorada e foi se enquadrando cada vez mais no nosso dia a dia. Este trabalho tem como objetivo verificar se as pessoas utilizam da contabilidade para gestão de suas finanças pessoais e apresentar a relevância de se realizar um planejamento pessoal para controle do orçamento doméstico. O resultado apresentado mostra que a hipótese de que as pessoas não utilizam a contabilidade para a gestão de seu orçamento mensal.
Problema = a falta de conhecimento básico em contabilidade faz com que a maioria das pessoas não saiba gerir seu patrimônio devido a isso, varias delas acabam contraindo dividas que prejudicam sua vida financeira.
Justificativa = O endividamento pessoal da população afeta diretamente o mercado de forma negativa, por isso esse problema merece ser estudado afim de que uma solução seja cobrada para que a economia não seja prejudicada por um problema básico, mas de grande impacto.
Hipótese/Objetivo = A solução da falta de conhecimentos contábeis pode ser feita em duas frentes que são: 1. Iniciativas do Governo Federal para que os jovens aprendam a gerir suas finanças desde cedo, para que quando esses jovens chegarem a idade adulta e sejam economicamente ativas, eles possuam um controle sobre seu patrimônio e não contraiam grandes dividas. 2. As pessoas que já fazem parte da população economicamente ativa e não tenham conhecimentos básicos da contabilidade, sejam instruídas a quitar suas dividas e recebam a educação básica a respeito da contabilidade para que no futuro, eles não entrem em grandes problemas devido a falta de conhecimentos contábeis.
Quadro Teórico = Hudmaira Stéfani Mehler e Martins Luiz Eduardo Gaio
Fontes = extraído do PDF do site www.admpg.com.br
Cronograma =