relatorio de estágio
Esta parte trata de familiarizar o aluno com o preparo e esterilização de meios de cultura, bem como conhecer e discutir a aplicação dos diversos tipos de meios de cultura.
Meios de Cultura - São meios artificiais elaborados com a finalidade de obter crescimento a partir de um determinado inóculo.
Atividades desenvolvidas
As atividades de estágio foram realizadas no Laboratório de Microbiologia da Faculdade São Lucas, do dia 26 de agosto a 30 de setembro de 2011.
No primeiro dia de estágio foi realizada a montagem dos materiais para aula prática de “Observação de macrocultivos e microcultivos para fungos”. Os materiais utilizados tiveram por finalidade a seleção de colônias, semeadura, coloração, microcultivo e visualização fúngica.
No segundo dia monitorei a aula prática de “Identificação de microorganismos Gram Positivos em culturas de material biológico”, ministrada pela Profª Msc. Carolina Teles. Auxiliei os alunos a realizarem a coloração de Gram e a Prova de Coagulase. Na Prova de Sensibilidade a Novobiocina, esterilizei a pinça no bico de bunsen, deixei esfriar e depositei no centro de cada placa de petri semeada pelos alunos para o teste de resistência a esta droga.
No terceiro dia realizei a montagem dos materiais para aula prática de “Preparo de gram e semeaduras de bactérias”. E preparei o meio de cultura Agar Sangue, da seguinte maneira: Pesei 40g de Blood Agar Base em erlenmeyer utilizando balança analítica, acrescentei 1000 ml de água destilada, medida com a proveta, misturei bem, e tampei com uma “boneca” (gaze e fita), e foi levado para autoclavar por 15 minutos a 120ºC. Ao retornar esperei esfriar e levei para câmara de fluxo laminar onde acrescentei o sangue de carneiro ao Agar e homogeneizei bem. Após distribui na placas de petri.
No quarto dia monitorei a aula prática de “Identificação de Gram positivos Streptococcus”. Orientando os grupos quando necessário sobre o procedimentos dos testes, como o da Bile esculina,