relatorio de estagio
Curso: Serviço Social, 8° semestre
DISCIPLINA: Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural
PROFESSORA EAD: Laura Santos
ACADEMICOS (AS):
Ana Patrícia Costa- RA: 238640
Jailma Galdino Eduardo-RA: 225411
Mayanne Carla de Almeida - RA 442609
ARTIGO CIENTÍFICO
Pau dos Ferros, RN
Setembro de 2013
RESUMO
O presente artigo vem mostrar a importância da reforma agraria para a sociedade Brasileira, assim como, o crescimento do êxodo rural. O estudo das migrações campo-cidade permite evidenciar a influência desse fenômeno no crescimento urbano.
O objetivo básico das reformas em países não comunistas é melhorar a vida do homem do campo e redistribuir a renda a seu favor. Depois da II Guerra, percebeu-se também que se tinha ali um excelente instrumento para dar à agricultura um papel estratégico no desenvolvimento dos países pobres. São dos anos 40 e 50 as quatro grandes experiências em países de economia de mercado - Japão, Taiwan, Coréia do Sul e Egito com decisiva influência nas que vieram depois. Como os três primeiros se transformaram em potências econômicas, suas experiências servem como vitrine. Comparadas à coletivização forçada na União Soviética, a grande experiência socialista nos anos 30, que custou 6 milhões de mortos e resultou numa agricultura até hoje ineficiente, as reformas asiáticas são mesmo de dar água na boca.
Palavra-chave: Artigo cientifico; reforma agraria, êxodo rural; Brasil atual.
INTRODUÇÃO
O presente artigo visa mostrar a mudança ocorrida no contexto rural, mostrando a situação das pessoas que lutam por um lugar digno, após terem migrado a procura de um espaço na cidade, visando melhorar as condições de vida. Vale ressaltar que o Brasil é um país que