estatistica
O uso da estatística no setor empresarial é, de tamanha importância, como afirma o autor Regis Garcia, “ Quando um meteorologista afirma que há uma chance 90% de chover ou um médico diz que há 35% de chance de sucesso em uma cirurgia,eles estão estabelecendo a chance ,ou probabilidade,de um evento específico ocorrer.
Decisões como “ Você deveria comprar um guardaroupa novo?” ou “Você poderia fazer uma viagem a um paraíso tropical?” baseiam-se frequentemente nessas probabilidades.
Segundo o autor Regis:
“ São inúmeras as possibilidades dessas técnicas,o suficiente para afirmar que seria impossível o total domínio delas a ponto de satisfazer a todas as necessidades informacionais. Principalmente ,porque, como se sabe, a empresa é um sistema dinâmico que vai se adequando às exigências de seu mercado de atuação e, dessa forma, gerando mutações constantes em suas necessidades. Os autores, MURTEIRA, MATOS, STOCK E WATSON ,entende que:
Um conjunto reduzido de técnicas, no entanto, é imprescindível para as aplicações mais comuns nas empresas e na sociedade, conhecimentos estatísticos que funcionam como se fossem base de outras técnicas mais avançadas.”.......
Com base nestas opiniões entendo a importância da ajuda da prevenção dos cenários de planejamentos das empresas.
OS USOS DA ESTATÍSTICA NA BUSCA PELA EXCELENCIA
O controle estatístico do processo de ferramentas da qualidade tem um papel importantíssimo no gerenciamento da rotina, do dia a dia nas organizações.
Ela possibilita uma ação eficaz contra problemas, reduzindo a variação no processo. A estatística tem que ser excelente nos processos, deve respeitar uma variação controlada dentro dos padrões.
Assim, proporcionando melhorias na qualidade, que ocasionam redução de custo.
Um método preventivo de se comparar continuamente os resultados com os padrões, especificações identificados, a partir de dados