relatorio de estagio
Posso afirmar, com toda a certeza, que o facto de ter escolhido o Instituto
Espanhol Giner de los Ríos como instituição para realizar o meu estágio foi muito gratificante e enriquecedor. O facto de ter assistido a várias aulas, contribuiu claramente para o desenvolvimento das competências a nível de conhecimento da própria língua espanhola, assim como me proporcionou uma grande oportunidade de reunir todo um conhecimento que foi muito útil nas minhas aulas leccionadas.
O enriquecimento a nível de conhecimento mais aprofundado da língua espanhola foi vísivel a partir do momento em que entrei para o Instituto, já que estava integrada num ambiente rodeado de falantes dessa língua, contributo importante e essencial para o desenvolvimento da mesma. Acrescido a este facto, o leccionar dentro da sala de aula mais aumentou esta competência, ideal no domínio de qualquer língua estrangeira. Assim, integrei-me plenamente, tendo-me sentido como se estivesse no país onde se fala essa língua.
É muito importante e fundamental assistir às aulas das orientadoras, visto que é preciso conhecer os alunos, adaptar-nos a eles, e sentir uma proximidade e uma familiaridade mais estreita. Mas, pelo facto de não termos nenhuma experiência no ensino, sentimo-nos um pouco condicionados e limitados, tentando imitar a forma de dar a aula da orientadora, baseando-nos nela como modelo a seguir. No meu caso, tive a oportunidade de assistir a algumas aulas leccionadas por outra professora, Tania
Martinez, nos momentos em que a minha orientadora esteve ausente por motivos de saúde. A professora Maria Luisa Ayala Egea esteve em Espanha durante algumas semanas, devido a uma depressão. Por isso, nós, as estagiárias, não tínhamos a certeza de quem seria o nosso orientador no Instituto Espanhol.
Comecei por assistir, duas vezes por semana, no princípio do mês de Outubro.
Devido ao facto de sermos apresentados um pouco mais tarde na