Relatorio de estagio
Questionário de Pericia Contábil, Avaliação e Arbitragem
1) Conceito e Definição Ciência Contábil;
Segundo Ferreira, Ricardo J. Contabilidade Básica 6. Ed 2008
“A palavra contabilidade deriva do latim, computare (contar computar,calcular). A definição adequada da contabilidade exige a sua divisão em duas áreas: Contabilidade Teórica e contabilidade Prática. Em sua abordagem teórica, dizemos que a contabilidade é uma ciência,ou seja,um conjunto organizado e aprofundado de conhecimentos sobre determinado assunto.Abordada pela perspectiva teórica, a contabilidade pode ser definida: Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro,bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle,á exposição e á análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações.”
Contabilidade Prática envolve o uso de técnicas ou procedimentos por meios dos quais a Contabilidade Teórica e seus princípios são postos em prática. A Contabilidade como prática compreende o registro das operações de uma entidade em livros mantidos com essa finalidade.Sua função é controlar o patrimônio de uma determinada pessoa ou organização, com o objetivo de fornecer informações sobre ele ao público interessado.
Conceito de Gouveia (1993, p.01), “[...] contabilidade é um sistema muito bem idealizado que permite registrar as transações de uma entidade que possam ser expressas em termos monetários, e informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa entidade em uma determinada data”.
Para Ribeiro (1996, p. 14), “A contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manterem um controle permanentemente do Patrimônio da empresa”.
2) O que e quais são os princípios fundamentais de contabilidade?
De acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes:
1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo Valor Original