Relatorio de estagio
• Organograma da empresa
A empresa Cerâmica corte Real Limitada é uma empresa familiar, eficiente, lucrativa, moderna no aspecto operacional, porem sua administração não está sistematizada.
Não dispõe de um organograma formal, nem tampouco um regimento interno.
Observamos o funcionamento da empresa e baseado nas observações, sistematizamos um organograma, não oficial, para poder ilustrar este relatório.
O Administrador Geral é Rogério de Barros Corte Real, que exerce uma função de Planejamento e determina o Norte da empresa, seria o Presidente.
O Executivo da administração, responsável pela operação da empresa é o filho; Rogerio Fonseca Corte Real, que seria o Superintendente.
Ambos, de uma forma harmoniosa, exercem suas funções e dividem tarefas e responsabilidades, liderando a equipe de trabalhadores com determinação, respeito profissional, rigor, eficiência.
• Principais atribuições de cada setor
Pela estrutura informal, um regimento interno inexiste e a estrutura não-formal por meio de observação e conversas com os membros da empresa funciona com bastante eficácia da seguinte forma:
Existem, de maneira intuitiva, mas facilmente observável os setores:
Recursos Humanos, Financeiro, Planejamento, Produção Industrial, Armazenagem, Vendas, Manutenção, Suprimento e Controle de Produção.
O setor basicamente operacional é o de Produção Industrial.
Os setores de apoio operacional, atividade fim, são os de Manutenção, Suprimentos e Controle de Produção.
Os setores de apoio administrativo e estratégico, os de atividade meio, são: Recursos Humanos, Financeiro, Planejamento, Vendas(Recall).
• Principais atribuições de cada setor
Na ausência de uma estrutura formal e de um regimento interno, a estrutura não-formal por meio de observação e conversas com os membros da empresa, assim funciona:
As atribuições são determinadas pela direção, entretanto um mesmo trabalhador exerce atividades em mais que um desses setores,