Relatorio de estagio
Na química a palavra plástico faz referência a um grupo de substâncias que são passiveis de serem moldadas em qualquer formato, sendo um termo normalmente utilizado para se referir aos polímeros, alguns existem naturalmente, mas a maioria é feita pelo homem.
Polímeros são materiais compostos por macromoléculas. Essas macromoléculas são cadeias compostas pela repetição de uma ou mais unidades básicas, chamada monômero.
Os químicos combinam vários tipos de monômeros de maneiras diferentes para fazer uma variedade quase infinita de plásticos com propriedades físicas diferentes, entre elas, estão a leveza, flexibilidade, resistência ao impacto, baixa temperatura de processamento, baixa condutividade elétrica, baixa condutividade térmica, maior resistência a corrosão, porosidade e reciclabilidade, tais características levaram a substituição ao longo do tempo de matérias feitos de metais e vidro por plásticos.
Os polímeros podem ser divididos em: * Termoplástico * Termorigido * Elastômeros
Para fabricar os plásticos, os químicos e engenheiros químicos devem fazer o seguinte em escala industrial: 1. Preparar as matérias-primas e os monômeros. 2. Realizar reações de polimerização. 3. Processar os polímeros em resinas de polímero finais. 4. Fabricar produtos com acabamento.
Primeiro, eles começam com as diversas matérias-primas que formam os monômeros. Algumas vêm do petróleo bruto, que contém os hidrocarbonetos que formam os monômeros. As matérias-primas de hidrocarboneto são obtidas com o processo de "craqueamento" utilizado no refinamento de petróleo e de gás natural. Assim que vários hidrocarbonetos são obtidos pelo craqueamento, são processados quimicamente para formar os monômeros de hidrocarboneto e outros monômeros de carbono utilizados nos plásticos.
Em seguida, os monômeros realizam reações de polimerização em grandes usinas de polimerização. As reações produzem resinas de polímero, que são coletadas