Relatorio de estagio
Tema: VARIAÇÃO LINGUISTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
TITULO: Relações existentes entre a variação lingüística presentes na fala dos alunos das series iniciais do ensino fundamental publico e o desempenho que apresentam em leitura e escrita.
PROBLEMA: os professores estão se comportando de que forma para atender as possíveis manifestações de variações lingüísticas, uma vez que, possam interferir no fracasso escolar da leitura e da escrita?
DELIMITAÇÃO
Com intuito de oferecer uma discussão e debate claro, este estudo terá como foco de pesquisa, conteúdo e analises que tende a mostrar as possíveis linguagens existentes e provenientes da classe popular que são institucionalizadas no processo escolar.
Objetivando a comparação e o questionamento entre a linguagem padrão e a forma culta, sugerindo a utilização de linguagem não padrão elaborado por grande parte dos alunos, poderá dificultar o processo de alfabetização, sobretudo quando não trabalhado adequadamente pelos professores, poderá acarretar grandes constrangimentos a vida escolar e social dos mesmos.
JUSTIFICATIVA
O interesse pelo tema proposto está relacionado com o fato de ainda existir preconceito e discriminação com a linguagem de alunos vindos das classes menos favorecidas, e mesmo concluindo a primeira fase da educação básica são grandes os erros ortográficos ditos pela linguagem oral e escrita dos mesmos.
Buscamos elaborar num quadro referencial aprofundarei as teorias já vista como a obra de Taberosky.
Como sendo os formadores para a construção desse processo de ensino aprendizagem vejo que com a elaboração deste projeto, novos debates e discursos deveram surgir em busca de uma boa pratica educativa.
Desde já quero esclarecer que pretendo reformular algumas frases e palavras. Mas peço que analise a minha idéia de trabalhar com esse tema e que de alguma sugestão.