Relatorio de estagio
A importância do estágio para a formação profissional não só busca responder as situações que desafiam o aluno estagiário na educação, como o ajuda a reconhecer-se ou não na profissão, tendo como objetivo criar condições para o aluno entrar na futura realidade profissional.
Dessa forma o estagiário quer ajudar o aluno a conhecer a comunidade na qual está inserido, seus problemas e suas possibilidades no que se refere a educação , cultura, arte, bem como os aspectos sociais , partilhando com a mesma de suas pesquisas e conhecimentos. O treinamento e formação desse novo profissional exigem uma nova postura e concepções de trabalho e desenvolvimento de projetos. Necessariamente se faz lembrar que, a atualização e a prática pedagógica requerem a construção de novo conhecimentos até para dar conta de responder e interpretar os desafios da realidade presente, mas, há também que se considerar a permanente revisão destes saberes, o que esta sendo satisfatório e o que é preciso mudar na reflexão sobre a instituição. O parâmetro desta avaliação é sem dúvida a aprendizagem dos alunos, objetivos prioritários da tarefa do educador.
O estágio como componente curricular favorece a interação teórica-prática mais do que aprendizagem, compreender uma vivência para aprender como fazer sem que o entendimento acompanhe o porquê e para quê da ação. Daí podemos dizer que no estágio o aluno vivência a práxis profissional e ao vivenciá-la aprende a utilizar o instrumento e a interagir numa rede institucional e pessoal, em situações corretas e desafiadoras.
Contudo, o estágio mesmo apresentando dificuldades, contribui para estabelecer o elo entre teoria e prática, aprimoramento de habilidades profissionais; ampliação e compreensão a respeito dos compromissos profissionais e da postura ética em uma instituição.
Enfim, tentaremos mostrar nesse relatório que o trabalho psicopedagógico na instituição tem caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e