Relatorio de estagio eja
APRESENTAÇÃO
Como afirma Paulo Freire, por acreditar que o mundo é passível de transformação a consciência crítica liga-se ao mundo da cultura e não da natureza. Essa concepção distingue natureza de cultura, entendendo a cultura como o acrescentamento que o homem faz ao mundo, ou como o resultado do seu trabalho, do seu esforço criador. Essa descoberta é a responsável pelo resgate da sua auto-estima, pois, tanto é cultura a obra de um grande escultor, quanto o tijolo feito pelo oleiro. Procura-se superar a dicotomia entre teoria e prática, pois durante o processo, quando o homem descobre que sua prática supõe um saber, conclui que conhecer é interferir na realidade, percebe-se como um sujeito da história. Para ele "não se pode separar a prática da teoria, autoridade de liberdade, ignorância de saber, respeito ao professor de respeito aos alunos, ensinar de aprender”
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas pela aluna estagiaria Débora de Souza Caetano durante o Estágio Supervisionado II – Magistério do Ensino Médio e Educação de Jovens Adultos do curso de Licenciatura em Pedagogia – UCB, no período de 100 horas – 6 de Abril à 12 de julho de 2011, na Escola Estadual Doutor José Gonçalves, no período noturno, localizada no município de Itaúna, no bairro Garcias, na Praça Alfredo Gonçalves de Sousa nº 150. Este relatório tem como enfoque principal o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade.
DESENVOLVIMENTO
A Educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as