relatorio de estagio de observaço
Foi um movimento poético que ocorreu no fim do século XIX , o simbolismo representa uma ruptura artística radical com a cultura do Realismo (Naturalismo), buscando fundamentalmente retomar o primado das dimensões não-racionais da existência, redescobre e redimensiona a subjetividade, o sentimento, a imaginação, a espiritualidade; busca desvendar o subconsciente e o inconsciente nas relações misteriosas e transcendentes do sujeito humano consigo próprio e com o mundo.O smbolismo reflete a grande crise dos valores racionalistas da civilização burguesa, no contexto da virada do século XIX para o século XX.
Ao longo da década de 1890, desenvolveu-se na França( berço do simbolismo), a princípio apelidado de "decadentismo" e depois "Simbolismo". Por muitos aspectos ligado ao Romantismo e tendo berço comum ao Parnasianismo ,o Simbolismo gerou-se quando escritores passaram a considerar que o Positivismo de Augusto Comte e o demasiado uso da ciência e do ateísmo (procedimentos do Realismo) não conseguiam expressar completamente o que acontecia com o homem e a Natureza.
Em Portugal o Simbolismo inicia-se em 1915 com a publicaçõ de Eugenio de Castro, Oaristos. os principais autores desse estilo em Portugal, que vão do esteticismo de Eugênio de Castro ao nacionalismo de Antônio Nobre e outros, até atingirem maioridade estilística com Camilo Pessanha. No Brasil o movimento teve que enfrentar uma atmosfera de oposição e hostilidade criada pelo Zeitgeist realista e positivista dominante desde 1870. O prestígio do parnasianismo não deixou margem para que se reconhecesse o movimento simbolista e avaliasse o seu valor e alcance. O Simbolismo foi abafado pela ideologia dominante e os adeptos do simbolismo sofreram sob forte oposição.
Camilo Pessanha
Nasceu em Coimbra, filho de Francisco de Almeida Pessanha, um estudante de Direito e de Maria do Espírito Santo Duarte Nunes Pereira, sua governanta. concluiu o curso de direito na Universidade de Coimbra