Relatorio de drenagem
1.
Introdução
O sistema de drenagem projetado tem por objetivo o estudo, dimensionamento e detalhamento de dispositivos destinados à captação, condução e lançamento das águas pluviais que venham a incidir sobre a área de projeto.
2.
Concepção Básica
O sistema de drenagem projetado priorizou o escoamento superficial através dos elementos drenantes do sistema viário (sarjetas e sarjetões).
Na verificação de capacidade de escoamento das vias, a partir do trecho limite desta capacidade, foram previstas captações através de bocas de lobo interligadas a redes de galerias e poços de visita.
Os lançamentos foram distribuídos de forma a otimizar o traçado da rede e permitir também que as galerias não ficassem com profundidades elevadas de modo a não comprometer o lançamento. Estes lançamentos, por sua vez, foram posicionados em locais adequados e com segurança para que não houvesse interferências com outros equipamentos urbanísticos.
Devido à influência das marés, o escoamento que incide sobre a área supracitada deverá ser encaminhado para uma estação elevatória, sendo que esse projeto não faz parte do escopo deste trabalho.
3.
Estudos Hidrológicos
Os estudos hidrológicos compreendem na definição de fatores climáticos, geofísicos e geosociais que possam traduzir, da melhor forma, as características da área em estudo a fim de se determinar as descargas de projeto a serem empregadas nos estudos hidráulicos das obras.
3.1.
Coleta de Dados
A delimitação das sub-bacias foi transcrita na própria base do projeto, acrescida de informações dos loteamentos adjacentes, obtidos junto à prefeitura local.
3.2.
Período de Retorno
O período de retorno (TR) levado em conta neste projeto foi de 10 anos, estando diretamente relacionado à drenagem de sistema viário.
3.3.
Estudo das Chuvas Intensas
Para a determinação da intensidade pluviométrica (I) foi utilizada a relação entre a intensidade, duração e freqüência