Relatorio de Desenvolvimento Sustentável
FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTO E TEORIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ALUNO: RENATO VIEIRA COSTA
MATRÍCULA: 11189006501
DATA: 20 de Maio de 2013
RELATÓRIO
Após a leitura de alguns textos a respeito dos fundamentos e teorias da sustentabilidade e das necessidades básicas da sociedade do ponto de vista deste conceito e após a discussão em sala de aula, nos foi solicitado, pelo professor, que fizéssemos um relatório individual buscando trazer para a nossa realidade a aplicação deste conceito e suas implicações no local onde vivemos.
A palavra sustentabilidade está presente no dia-a-dia, nos meios de comunicação, na universidade, nos órgãos públicos, no trabalho. Enfim, é algo comum à nossa sociedade e que vem ganhando espaço e influenciando a maneira como nos relacionamos com o meio ambiente. Embora tenhamos avançado bastante, ainda há muito a ser feito para colocarmos em prática, plenamente, essas novas ideias.
Uma rápida observação, sob o ponto de vista da sustentabilidade, me permitiu perceber vários fatores, em várias situações no meu bairro, onde esse conceito parece distante de ser realidade. Por exemplo, na questão da coleta de lixo não existe um lugar onde possamos depositar o mesmo, ficando por conta dos próprios moradores decidirem onde mantê-los até a hora em que será coletado, sendo somente uma única vez ao dia e de madrugada. Assim, o lixo é deixado na calçada, atraindo ratos e outras pragas.
Outra dificuldade é o acesso à água encanada de qualidade que, apesar de dificilmente faltar, não serve para beber, pois é causa algumas doenças como amebíase. Nós moradores, temos, então, que recorrer à compra de água mineral que, por outro lado, traz outros problemas como sua acidez já comprovada em pelo menos dois estudos que caracterizaram todas as marcas, comercializadas na capital, impróprias para o consumo humano não podendo ser classificadas nem mesmo como potáveis.