Relatório de Bruntland
PESQUISA SOBRE RELATÓRIO DE BRUNDTLAND
TATUÍ- SP
2014
Sumário
PESQUISA SOBRE RELATÓRIO DE BRUNDTLAND
Introdução
A questão ambiental ocupou o centro dos debates político econômicos depois que sérios impactos ambientais atingiram o planeta na segunda metade do século passado. Vários movimentos populares ambientalistas começaram a surgir em diversos locais a fim de analisar o impacto socioeconômico que a intervenção do homem na natureza é capaz de causar.
O Relatório Brundtland foi apresentado em abril de 1987, resultado do trabalho de uma comissão, que teve como presidentes Gro Harlem Brundtland e Mansour Khalid. A comissão, compostas por ONGs e cientistas de diversas origens, foi criada pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas, em 1983.
O relatório apresenta uma visão complexa das causas dos problemas socioeconômicos e ecológicos da sociedade e as inter-relações entre a economia, tecnologia, sociedade e política.
Com a sua publicação dissemina-se o conceito de desenvolvimento sustentável, o qual vinha, desde os anos 1970, sendo refinado.
O conceito de desenvolvimento sustentável mundialmente conhecido é “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades” (RELATÓRIO BRUNDTLAND 1991).
Não existe um só conceito de desenvolvimento sustentável no relatório. Enfatizou-se que “o desenvolvimento sustentável é mais que crescimento. Ele exige uma mudança no teor de crescimento, a fim de torná-lo menos intensivo em matérias primas e energia e mais