Relatorio de densidade do leite
* Leite
O leite é um alimento que possui um alto valor nutritivo, constituindo em um alimento que contém água, carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (principalmente caseína), minerais e vitaminas em diferentes quantidades. Porém, apesar de ser considerado um alimento completo, o leite não possui quantidade suficiente de ferro e vitamina D.
Considerando-se leite normal, o produto apresenta aproximadamente: * Teor de gordura mínimo de 3% * Lactose - mínimo de 4,3 * Extrato seco total (Soma dos percentuais de gordura, proteínas, lactose e sais minerais) mínimo de 11,5% * Extrato seco desengordurado (Extrato Seco Total menos o teor de gordura) mínimo de 8,5% * Proteínas – mínimo de 2,9 g/100ml
O leite produzido pela vaca é classificado em tipo A, tipo B e tipo C, de acordo com a quantidade de microrganismos presentes no leite, sendo que os três tipos de leite passam por um processo chamado de pasteurização.
A pasteurização é um processo durante o qual o leite é submetido por alguns segundos a uma temperatura muito alta(72 a 75 ºC por 15 a 20 segundos), sendo resfriado logo em seguida. Esse processo faz com que os microrganismos prejudiciais à saúde sejam destruídos. Sendo produzido obedecendo a padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, no que diz respeito aos aspectos de sua produção e obtenção.
Chamamos de ordenha a retirada do leite das tetas da vaca. Na figura acima podemos observar a ordenha mecânica
As diferenças entre leite tipo A, B e C estão nos critérios de higiene e contagem microbiana que cada um deverá ter antes e depois do processamento, além de diferenças na fabricação do produto.
O leite tipo A é retirado das tetas da vaca de forma mecânica, sendo ele pasteurizado e embalado na própria fazenda.
O leite tipo B também é retirado das tetas da vaca de forma mecânica, mas logo após sua retirada o leite é levado por caminhões refrigerados até o local onde será pasteurizado