Conhecer a história para entender nosso tempo
Antes de se entender a vida em sociedade, se faz necessário o conhecimento da sociedade em si, uma vez que o ser um humano é extremamente social, se moldando e adequando-se ao meio a que pertence para que possa sobreviver e viver bem no mesmo.
Sem o conhecimento da história, não estaríamos vivendo em um mundo moderno, globalizado e capitalista, uma vez que é através do que ocorreu no passado que podemos planejar o futuro, bem como inová-lo e torná-lo cada vez mais prático. Além disso, o aprendizado em relação ao passado ensina um olhar crítico ao ser humano, o faz refletir sobre os heróis e conquistas que tiveram. Mais do que isso, faz com que ele seja capaz de analisar o caminho percorrido em busca das conquistas que teve e ainda proporciona conhecimento até quando existem derrotas, no sentido que as perdas nos permitem refletir e ponderar no que se deve mudar.
Para o direito a análise histórica se faz mais importante ainda, já que o mesmo existe devido a vida em sociedade. O direito existe para mediar as relações sociais, a vida em comunidade e o relacionamento entre as pessoas. Na medida em que alguém adentra a esfera pertencente a outra, o direito aparece para media-la, por isso, pode-se dizer que o conhecimento histórico é imprescindível para o mundo jurídico, que o mesmo precisa entender as mudanças e evoluções que ocorreram no mundo, para que assim possa ser eficaz e dispor acerca dos problemas diversos que surgem em cada diferente momento da história.
Para que o estudante tenha o “poder” de entender a vida em sociedade, e assim formar um pensamento crítico onde possa analisar os problemas nela existentes e assim contribuir para uma possível solução, ele precisa antes de tudo estudar a sociedade em si, através de um conjunto de todas as ciências sociais.
Pelo exposto, nota-se que o conhecimento para se tornar sólido, ele precisa de uma base fragmentada que ofereça a possibilidade do individuo criar