RELATORIO DE CONCLUSAO DE CURSO MECANICA
CURSO: ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO TURMA: B1VIDRARIAS: MANUSEIO E UTILIDADES ALCILENE DE ALMEIDA
FABIANO OLIVEIRA
JAYRON PEREIRA
ALEXANDRE MAURICIO
SÃO LUIS – MA
2014
ALCILENE DE ALMEIDA
FABIANO OLIVEIRA
JAYRON PEREIRA
ALEXANDRE MAURICIO
VIDRARIAS: MANUSEIO E UTILIDADES Relatório feito para apresentar os conhecimentos adquiridos em aula experimental do laboratório de química e pesquisas feitas sobre o experimento, para a Prof. Claudia Guerra.
SÃO LUIS – MA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MATERIAIS UTILIZADOS NO LABORATÓRIO
3. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Podemos observar as mudanças sofridas durante os experimentos de substâncias, identificando suas propriedades e transformações. A vidraria é essencial nessa análise, devido sua resistência ao calor, pelas medidas precisas, transparências de seus resultados e por ser um material inerte. Cada vidraria tem sua finalidade específica: transferir, medir, dissolver, aquecer, preparar soluções, entre outras.
MATERIAIS UTILIZADOS NO LABORATÓRIO
SUPORTE UNIVERSAL
É composto por uma placa de ferro, e uma barra de ferro onde se colocam garras, prendedores e argolas para segurar os equipamentos. Utilizado em operações como: Filtração, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilação etc. Serve também para sustentar peças em geral.
TRIPÉ DE FERRO Sustentáculo para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. É utilizado em conjunto com a tela de amianto.
BICO DE BUNSEN
É a fonte de aquecimento mais empregada em laboratório. Apresenta uma base, um tubo cilíndrico, um anel móvel e uma válvula. Para se fazer um bom aquecimento deve-se regular a entrada de ar através do anel móvel. A chama do bico deve ser a azul (oxidante), pois não deixa resíduos nos materiais.
ANEL METÁLICO OU ARGOLA
É um anel metálico que se adapta ao